Isaac Asimov todos já ouviram falar deste autor por diversas de suas obras como " Eu Robô" , "Viagem Fantástica: Rumo ao cérebro" , " Viagem Fantástica" e "Fundação". Depois de muito tempo finalmente venho aqui trazer uma resenha deste autor, "O Fim da Eternidade" surpreende os leitores por vários motivos.
Sinopse Oficial:
Andrew Harlan é um Eterno: membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um Técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. Condicionado por um treinamento rigoroso e por uma rígida autodisciplina, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho.
Tudo vai bem até o dia em que ele conhece a atraente Noÿs Lambent, uma mulher que abala suas estruturas e faz com que passe a rever seus conceitos, em nome de algo tão antigo quanto o próprio tempo: o amor. Agora ele terá de arriscar tudo - não apenas seu emprego, mas sua vida, a de Noÿs e até mesmo o curso da História.
Da extensa obra de Isaac Asimov, "O Fim da Eternidade" (publicado originalmente em 1955), junto com a série "Fundação e The Gods Themselves", está entre os melhores livros escritos pelo autor, e é considerada uma das mais bem-sucedidas histórias de viagem no tempo.
Resenha:
O livro traz uma história que se passa em vários tempos diferentes porém a maior parte dele é habituando em apenas um século específico. Harlan trabalha na Eternidade uma empresa que tem como tarefa vigiar a humanidade em toda a sua história com o objetivo de mudar o curso da história quando for necessário como por exemplo, impedir que um cientista descubra algo que pode causar uma catástrofe como por exemplo uma guerra ou um surto de uma doença.
A história em si tem um princípio básico, a viagem no tempo que não é um tema novo porém neste livro a história principal não fica a cargo apenas do mistério da viagem no tempo, ele também traz romance e suspense alem de alimentar um desejo de mais informações sobre a Eternidade e como funciona a escolha e descoberta sobre os paradigmas.
As pessoas que trabalham lá são chamados de Eternos e são divididos em vários cargos e são treinados para deixar de lado quaisquer resquício de sentimentos. Harlan por sua vez não é diferente de outro qualquer Eterno, porém em uma de suas missões algo diferente acontece, Harlan percebe em um determinado momento que algo está errado e que sua vida e de uma Tempista(pessoas comuns) corre grave perigo.
O livro consegue descrever e explicar a viagem no tempo de forma simples e concisa, pois em nenhum momento ele tenta empurrar uma teoria confusa que poucos entenderiam. A escrita simples o que deixa o livro com um fluidez surpreendente de certa forma a escrita faz com que a história está acontecendo em um ritmo normal. Porém a única ressalva que trago é que a história demora um pouco a realmente engrenar o que deixa o leitor com um certo temor do que pode vir pela frente.
Nota do Livro:
Título: O Fim da Eternidade
Autor (a): Isaac Asimov
Edição: 1º
Editora: Aleph
Ano: 2007
Páginas: 256
Escrito por Vitor Gustavo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário