terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Resenha: O Chamado do Cuco


   Quando menos esperávamos, J.K. Rolling nos surpreendeu com a notícia de que já havia lançado outro livro após Morte Súbita, e usando a tática do pseudônimo ela lançou "O Chamado do Cuco" sem nenhum fã saber. E como não poderia ser diferente, quando a notícia foi divulgada o livro rapidamente subiu para a primeira colocação dos mais vendidos. Nesta resenha tentaremos analisar o livro sem ter a interferência dos outros best-seller da autora.

Sinopse oficial:
   "Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

   Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios."


Resenha:
  Quando é dito que O Chamado do Cuco foi escrito pela J.K. todos já pensam em um livro estilo Harry Potter, mas a única semelhança é que a história se passa, principalmente, na Inglaterra. Quem espera ver um novo Harry pode ter certeza que não achará isso. O livro é escrito para que possamos nos identificar com cada situação dos personagens.
   O livro nos trás a história de um detetive particular e veterano de guerra que, muitas vezes, tem uma "fase" de querer ser arqueólogo. Apesar de não estar com a vida profissional em uma boa fase, Cormoran Strike recebe em seu escritório John Bristow, irmão de um falecido amigo. John veio a procura dos serviços de Strike pois ele acredita que sua irmã morta a cerca de 3 meses não tenha se suicidado como a polícia acredita, e espera que Stike possa provar suas suspeitas.
   Lula Landry era uma super modelo muito requisitada e teve sua morte anunciada em todos os jornais e revistas, mas sua morte é envolta em muitos mistérios. Ninguém acredita na teoria de John, que muitos dizem não conseguiu superar a morte de Lula, pois a muito tempo ele já havia perdido um irmão, Charlie, que era também amigo do detetive Strike 
   Strike está passando por muitos problemas em sua vida profissional e pessoal pois sua mulher está o largando e como já dito, seu escritório não tem recebido muitas clientes. Já que ele não ganha nem o suficiente para pagar suas dívidas ele obviamente não tem um secretaria, então ele resolve contratar um agência que trabalha com secretarias semanais. 
   Esta agência manda Robin para trabalhar com ele uma semana, o que Robin não sabia era que iria trabalhar com um detetive que era seu sonho de infância.



   É difícil falar sobre um livro policial pois ele tem muitos mistérios e suspense, o que deixa qualquer maior detalhe do livro virando um Spoiler. O livro é escrito de uma maneira simples e fluida, os personagens tem características marcantes o que deixa fácil nos identificarmos com algum deles. 
   Apesar de a história principal ser sobre a morte de Lula, J.K. consegue adicionar conteúdo sobre vários personagens do livro sem deixá-lo arrastado e tedioso. Muitos dizem que o livro é apenas mais um clichê, claro histórias sobre detetives particulares não são raras mas a autora soube explorar este mundo de um jeito não tão comum. 

NOTA DO LIVRO: 

                                

Título: O Chamado do Cuco

Autor (a): J.K. Rolling 
Edição: 1
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 448

Escrito por Vitor Gustavo.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário