Todos já ouviram falar de As Vantagens de Ser Invisível, principalmente após o livro ser adaptado para o cinema. Quando resolvi lê-lo não esperava gostar mais do filme como sabemos é raro vermos um filme superar o livro.
Sinopse Oficial:
"Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo."
Resenha:
O livro conta a história de Charlie uma garoto com poucos amigos, com uma visão diferenciada sobre o mundo com uma vida monótona e chata, sempre incompreendido e seu único amigo cometeu suicídio, o livro é feito por meio de cartas que Charlie escreve para um anônimo.
O livro conta a história de Charlie uma garoto com poucos amigos, com uma visão diferenciada sobre o mundo com uma vida monótona e chata, sempre incompreendido e seu único amigo cometeu suicídio, o livro é feito por meio de cartas que Charlie escreve para um anônimo.
Mas sua vida muda após conhecer Bill, Sam e Patrick a partir dai ele vive experiências novas e inesquecíveis e passa a sentir que realmente está vivendo passa a se sentir infinito. Bill é um professor com quem Charlie desenvolve uma grande amizade pois o professor percebendo seu interesse por literatura o incentiva dando mais livros para ele ler.
Muitas coisas começam a surgir na vida de Charlie como festas, novas amizades, novas experiências e amor, saindo da rotina Charlie esta disposto a experimentar tudo.
O livro trás a vida de um adolescente que a muito tenta mudar sua vida e quando vê a oportunidade deste desejo acontecer o agarra e vive algo novo. O livro é fácil e gostoso de se ler e conseguimos nos identificar facilmente com o personagem principal deixando o livro assim mais dinâmico e sentimental.
O maior problema que eu encontrei no livro foi o final, onde o autor explicou o motivo de Charlie ser daquele jeito e ter tomado certas atitudes, o motivo dado não me convenceu e chegou a se assemelhar a muitos filmes e livros que já vimos deixando assim o final chato e sem graça.
Quanto a escrita do livro já que ele é feito por meio de cartas a leitura é dinâmica e simples e o autor soube como explorar os sentimentos que Charlie tinha no monumento em que escreveu as cartas.
NOTA DO LIVRO:
Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor (a): Stephen Chbosky
Edição: 1
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Ano: 2007
Páginas: 224
Escrito por Vitor Gustavo
Nenhum comentário:
Postar um comentário