quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Resenha: A Culpa é Das Estrelas.



   Sempre que pensamos no mundo YA (Young Adult) um dos autores mais lembrados é John Green, desde sua estreia com o livro "Quem é você Alasca" ele mostrou ao que veio e com o livro "A Culpa é Das Estrelas" John caiu no gosto popular e cada vez mais vemos as pessoas lendo um de seus livros. Nesta resenha vamos contar um pouco de seu grande sucesso "A Culpa é Das Estrelas".

Sinopse Oficial:
   "A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar."


Resenha:
   O livro fala sobre a vida cotidiana de Hazel, uma garota que passou por muitos desafios pois com 13 anos foi diagnosticada com câncer, e desde então sua mãe e pai se mobilizaram para ajudá-la a passar por este momento. Já com 16 anos ela ainda sofre com esta doença mas diferente do que estamos acostumados, ela não trata o câncer como uma doença que arruinou sua vida e sim como algo que pode acontecer e que é obrigada a conviver. 
  Em um certo dia sua mãe pede para que ela saia um pouco e tente fazer amizades já que há cerca de 3 anos ela saiu da escola e baseou suas tardes em assistir America's Next Top Model com sua mãe. Ela resolve ir a mais uma reunião do grupo de apoio aos jovens com câncer, não é sua primeira mas é a primeira vez de Gus (Augustus Waters) que está ali pois um amigo pediu.
   Gus é uma garoto de beleza própria com sua cota de sofrimento já que, por muito tempo, também combateu o câncer chegando até a amputar uma de suas pernas. 


   Ele está ali pelo seu amigo Isaac que sempre frequentou a reunião pois sofre de câncer a muito tempo e precisou da presença de seu amigo pois logo ficará definitivamente cego. Hazel logo se vê curiosa sobre o novo rapaz na reunião e como era de se esperar ele também gostou dela, vemos um relacionamento nascer e se tornar real e dramática com o passar da história.
  Hazel é apaixonada por um livro intitulado "Uma Aflição Imperial" que já leu dezenas de vezes e nunca deixou de adorar mais ela acha que o livro termina de maneira errada e após mostrar este livro para Gus eles a ajuda a resolver este mistério. Os dois passam muito tempo juntos e acabam tornando apenas uma pessoa mais como o mundo não é feito apenas de flores a história acaba se dirigindo para momentos terríveis onde tudo o que os dois acreditam e testado.


   Com muitas reviravoltas a história te prende desde seu início e não deixa a desejar, vemos um ótimo romance que em nenhum momento foge do real. John consegue tratar o câncer de uma forma nova que nos liberta daquele estereótipo de que nem devemos falar seu nome, com uma escrita simples e perfeita para o livro, ele deixa seus leitores se identificar e amar todos os personagens. Ele consegue ao mesmo tempo escrever de algo fofo mais dramático real e difícil de aceitar. Sim este é um livro que merece sem dúvida nenhuma ser lido e relidos mais uma vez John nos mostra porque é um ganhador do prêmio Pulitzer.

  NOTA DO LIVRO:
Título: A Culpa é das Estrelas

Autor (a): John Green
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 288
Escrito por Vitor Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário