quinta-feira, 29 de junho de 2017

Resenha: DUNA

Imagem: Editora Aleph
   Quando comecei a leitura do livro, eu não fazia ideia se eu iria amar a história, ou me decepcionar por conta de estar muito ansioso para ler um ótimo livro de ficção científica, felizmente a primeira opção se fez verdadeira. Com uma história que merece toda a fama que recebe, eu pude mergulhar em universo novo, que me mostrou mais uma vez, como o gênero da ficção científica sempre pode trazer grandes e novas ideias, mesmo o livro tendo sido lançado há alguns anos.

Sinopse:   Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Nessa trama repleta de política e religiosidade, o jovem Paul Atreides, herdeiro de uma poderosa família que foi vítima de um golpe, é treinado nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Assim começa uma trajetória para transformar um homem comum em herói e messias.
Duna é um triunfo da imaginação, que influenciará a literatura para sempre. Nesta edição inédita, com introdução de Neil Gaiman, o leitor é apresentado a esse universo fantástico, que será adaptado ao cinema por Denis Villeneuve, diretor de A chegada e de Blade Runner 2.
Imagem: Editora Aleph
Resenha: O livro começa de uma maneira digamos didática, mas não leve isso pelo lado ruim, desde o começo o autor teve a preocupação de escrever uma história que todos pudessem entender e acompanhar, dessa forma é observável que logo nos primeiros capítulos somos apresentados à alguns dos personagens principais, aos planetas que serão explorado e também quais seriam as principais intrigas que aconteceriam no decorrer do livro, mas sem deixar o começo chato ou arrastado, pois todas as informações pertinentes são inseridas de forma orgânica.
   Somos então apresentados para Paul Atreides, personagem principal, para o duque de Caladan e para Lady Jessica que além de mãe de Paul e concubina do duque, também faz parte de uma grande organização religiosa chamada Bene Gesserit. O duque Leto, sua família e todos que o servem estão de partida para Arrakis, um planeta desértico e de muita importância pois é um grande fornecedor de especiarias, um importante produto que no decorrer do livro descobrimos sua importância para algumas organizações, o planeta também é conhecido com Duna, por conta de suas paisagens, e é nesse planeta que o livro ganha mais personagens e intrigas.
   Já em Arrakis vemos que nem todas os povos que vivem no planeta estão felizes com a chegada do Duque, dessa forma notamos o começo de um conflito entre o duque e os Harkonnen um povo que tem grande poder nesse planeta. Também somos apresentados ao povo nativo desse planeta os Fremen, no decorrer de todo o livro vemos eles ganharem importância na historia, e também surgir uma ligação com Paul e Jessica, principalmente por acreditarem na volta de um “Messias” que traria paz para os Fremen. Como a história acontece em um planeta desértico, vemos como a água ganha um valor enorme para todos que ali vivem, assim grande parte do enredo do livro também são influenciados pela falta da água, e por ela ser considerada sagrada pelos Fremen.  
Imagem: Editora Aleph
   Com a chegada dos Atreides em Duna, conflitos políticos e até religiosos começam a crescer, assim deixando cada vez mais eminente a provável queda dessa família e/ou uma possível guerra entre os povos já mencionados. No decorrer de todo o livro ficamos sem saber como será finalizada todos os conflitos do mesmo, contudo logo que terminamos a leitura, é fácil entender quais foram as razões do autor de fazer determinadas escolhas, e também podemos enxergar como a todo momento ele estava dando pistas e construindo os acontecimentos que encerram o livro.
   Assim como Paul, Lady Jessica tem grande importância na história, principalmente por fazer parte e ter sido treinada pelas Bene Gesserit, pois seus conhecimentos e habilidades, serão muito importantes para alguns acontecimentos.
   A escrita do autor é fantástico, em nenhum momento do livro você fica cansado da leitura, mesmo o livro sendo denso e com muitas informações surgindo a todo momento. Além de criar toda a história, o autor também teve o cuidado de criar um planeta extremamente rico em cultura, fauna e flora, deixando todo o livro mais crível e mais interessante de ser lido. Além do glossário no final do livro, também existem alguns epílogos que ajudam na criação e no entendimento de tudo o que envolve Arrakis. 
   Apesar de ser o primeiro livro, e de já sabermos que existem mais alguns outros volumes, Duna tem um final que deixa os leitores extremamente satisfeitos, pois apesar de deixar em aberto algumas coisas, para assim ter de onde partir no próximo livro, os acontecimentos principais são finalizados assim deixando o livro com um começo, meio e fim. 


Nota do Livro:


Nome do Livro: Duna
Autor (a): Frank Herbert
Paginas: 680
Editora: Aleph
Edição: 2º
Ano: 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário