quarta-feira, 7 de outubro de 2015

RESENHA: TROPAS ESTELARES

Imagem: Editora Aleph

   Tropas Estelares sem sobra de duvida mudou o modo que eu entendo a ficção cientifica, apesar de ser um livro de certo modo simples, ele trouxe para mim, um novo jeito de trabalhar e dialogar com esse género incrível.

Sinopse Oficial: Alistar-se no Exército foi a primeira – e talvez a última – escolha livre que Juan Rico pôde tomar ao sair da adolescência. Apesar do árduo e rigoroso treinamento pelo qual é obrigado a passar, o perseverante recruta está determinado a tornar-se um capitão de tropas. No acampamento militar, ele aprenderá a ser um soldado. Mas apenas ao final de seu treinamento, quando, enfim, a guerra chegar (e ela sempre chega), Rico saberá por que se tornou um. Vencedor do prêmio Hugo e um dos maiores clássicos da ficção científica mundial, Tropas estelares traz um enredo repleto de ação, tecnologia, superação de desafios, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor Paul Verhoeven.

Resenha: Em Tropas Estelares somos apresentados a Juan Rico, nesse primeiro contata com o então protagonista do livro, somos introduzidos em uma cena que antecede uma grande batalha, desse modo esse primeiro contato com o livro, ja nos prepara para a historia que ele ira apresentar na sequencia. Ja no próximo capitulo somos deslocados para vários anos antes do primeiro capitulo acontecer, e assim Robert A. Heinlein começa a nos apresentar mais calmamente os personagens, e também o mundo que ele criou para a historia.
Imagem: Editora Aleph
   A partir do segundo capitulo acompanhados o fim do Ensino Médio para Juan, e sua entrada para o exercito, a partir desse momento somos apresentados a novos personagens, e também começamos a entender como o exercito funciona nesse universo. Seu treinamento e entrada para a Infantaria Móvel trazem grandes experiências e permeiam todo o livro, aprendemos juntos o que é uma batalha e como o mundo “real” funciona. 
   Com a ajuda dos demais personagens, somos transportados para a Infantaria Móvel, e através da visão de Juan, somos a todo momento expostos a realidade desse exercito, muitas vezes nos sentindo péssimos ou animados pelo caminho que os personagens estão seguindo. 
   Percorrendo todo o livro, percebemos que Heinlein criou uma historia diferente das demais que ja lemos sobre o mesmo tema, diferente de muitos livros que vemos, Tropas Estelares não se sustenta apenas por momentos de ação e de cliffhanger, mas sim se sustenta apenas pelo roteiro desenvolvido de forma sublime. É interessante notar que, o ponto mais importante do livro não é a guerra ou como o mundo esta lidando com os alienígenas, mas sim o vida de Juan, o dia a dia e os laços que ele constrói durante sua vida no exercito.
   Escrito de forma simples, concisa e extremamente fluida, o livro prende o leitor de forma que a pessoa não consegue parar de ler ate chegar ao fim da historia, por todo o livro somos apresentados a fatos que ajudam a construir o protagonista da historia. Apesar de vermos poucas coisas sobre essa espécie alienígena e as batalhas em si, o autor conseguir deixar claro a importância do exercito nesse universo.
   Como muitos devem se lembrar no fim dos anos 90, foi lançado o filme baseado no livro “Tropas Estelares”, apesar de alguns fatos serem diferentes e muitos outros não aparecerem no filme, vale muito a pena assistir o filme após ler o livro, assim conseguido uma segunda experiência com a mesma historia. 

Nota do Livro: 

Titulo: Tropas Estelares
Autor (a): Robert A. Heinlein
Editora: Aleph
Edição: 1
Ano: 2015
Pag: 352

Escrito por Vitor Gustavo.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário