Imagem: Aleph |
Esse pode ser um livro que a maioria das pessoa conheça sua historia, contudo ele ainda consegue surpreender o leitor em diversos momentos, com certeza o filme Jurassic Park foi uma bela adaptação, mas como é comum muitos plots são exulados ou diminuídos, pois o que funciona nos livros pode não funcionar em um filme.
Sinopse Oficial: Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos.
Imagem: Aleph |
Resenha: Como a historia é conhecida por 99% das pessoas, pretendo trazer principalmente minha opinião sobre a historia e a edição lançada pela editora Alpeh. O livro escrito por Michael Crichton foi muito bem adaptado pelo primeiro filme da trilogia Jurassic Park, contudo alguns aspectos foram deixados de lado na adaptação, provavelmente Steven Spielberg imaginou que esses aspectos não funcionariam bem no filme.
Logo no inicio do livro ja temos uma grande novidade para aqueles que esperavam a mesma historia do filme, antes de conhecermos os personagens que acompanharemos no decorrer de todo o livro, Crichton nos apresentas duas situações que acontecem na periferia da historia principal, contudo essas duas historias funcionam apenas como uma espécie de prólogo do livro, e elas não tem grande influencia no decorrer do mesmo. Quando somos apresentados aos personagens que nos guiaram pela historia principal, percebemos que alguns traços de suas personalidades são diferentes dos apresentados no filme, e eu percebi isso principalmente com o John Hammond que tem um papel de estrema importância para que essa historia acontecesse.
O parque descrito no livro deixa qualquer pessoa impressionada, e isso deixa a historia ainda mais interessante, quando somos apresentados as dinossauros o autor conseguiu despertar uma curiosidade avassaladora nos leitores. Os personagens do livro conseguem carregar a historia de maneira simples, eles de maneira numa são dispensável, pois cada um tem sua importância para a historia, e isso faz com que a todo momento o livro traga novas informações e acontecimentos importantes para o arco principal.
Ao longo do livro é comum se deparar com situações parecidas com as que vemos no filme, contudo em muitos momentos eles tomam um ar mais grandiosos, claro que isso acaba sendo culpa da nossa imaginação, pois ela sempre supera o que pode ser feito em filmes.
A historia é muito bem desenvolvida, em nenhum momento eu fiquei com preguiça de continuar a historia, o autor soube criar uma dinâmica incrível, os capítulos tem diversos tamanhos, e isso ocorre para que o leitor possa conseguir sempre ficar interessado no que esta acontecendo em outro ponto do parque. O livro conseguiu trazer uma historia surpreendente e incrível a todo momento somos expostos a novas informações sobre o aspecto cientifico que o parque tem, como os dinossauros, as plantas e também como tudo foi criado alem de entendermos como ele funciona.
Nao posso dizer que o livro não conseguiu fazer eu ficar ainda mais interessado nesse mundo, no final do filme ainda temos muitos extras, e isso nos da novas informações sobre o livro e como ele foi pensado quando Crichton começou a idealiza-lo, alem de termos uma pequena critica escrita por Marcelo Hassel, editor do site de cultura pop Omelete.
Como vocês puderam notar eu adorei o livro, o único grande problema que eu encontrei foi que ele termina muito rápido, e nos deixa rapidamente órfãos de uma historia épica de um evento que eu como muitos sonha em presenciar.
Nota do livro:
Titulo: Jurassic Park
Autor (a): Michael Crichton
Editora: Aleph
Edição: 1
Ano: 2015
Pag: 528
Escrito por Vitor Gustavo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário