terça-feira, 21 de outubro de 2014

Resenha: Gênesis


   Poucos livros me fez passar varias horas refletindo sobre o que eu havia lido, “Gênesis” sem a mínima duvida trouxe uma mensagem atual e precisa, após le-lo não consegui por muitos dias começar outro livro, de tão extasiado que ele me deixou.

Sinopse Oficial:  Isso é parte do estudo e da vida de Anaximandra, uma jovem de 14 anos. Numa sala com pouca luz, ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas para se tornar integrante da Academia. O tema é Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo. Se aprovada, ela será admitida na instituição de elite que governa aquela sociedade utópica.   Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros históricos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que o teste termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo.
Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas ? e eternas ? questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico ? quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais.

Resenha:  Apesar de a historia ter uma profundidade imensa, o livro è curto, então apesar de querer escrever paginas e mais paginas nesta resenha, não farei isso, pois sei que estragaria toda a experiência que vocês terão ao ler o livro. O livro em seu todo traz a historia de Anax um jovem que esta prestes a viver o momento mais importante de sua vida, o livro se passa em uma sociedade futurista, apesar de em nenhum momento o autor ter deixado explicito se aquela sociedade pode ser definida como uma utopia ou distopia, vemos que para Anax a sociedade em que ela vive traz muitos mistérios e grandes descobertas.
   O livro começa mostrando Anax indo para seu teste na “Academia”, esta instituição é muito importante, pois pelo que nos é mostrado a instituição cuida dos mais importantes interesses da sociedade. Contudo a “Academia” se orgulha de ser a instituição com menos numero de novos integrantes, chegando ate a ser o maior sonho de Anax entrar para ela.


   Anax deve apresentar uma “monografia” onde será avaliada por algumas pessoas da instituição, no decorrer de todo o livro vemos todo o tempo uma mudança de cena, entre Anax apresentando sua monografia e também a historia de Adam Forde, que é o personagem central da apresentação de Anax.
   Apenas lendo essa resenha, é impossível entender o que o livro transmite, mesmo adorando escrever resenhas, entendo que em algumas ocasiões elas não conseguem realmente explicar o que um livro traz.


   Contudo, o livro foi uma enorme surpresa para mim, com uma escrita simples, leve e concisa, ele transmite em cada parágrafo algo pra podermos refletir, e sim o livro consegue nos fazer pensar em muitas coisas, como nossa existência e o que somos. Nao posso dar spoilers, porem só quero dizer uma coisa, QUE FINAL….! 

Nota do Livro:
Titulo: Gênesis.
Autor (a): Bernard Beckett
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2009
Pag: 174

Escrito por Vitor Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário