Sinopse Oficial:
Standish Treadwell é um jovem disléxico que vê o mundo de maneira diferente da maioria. Graças a essa visão, ele percebe que o mundo lá de fora não tem que ser necessariamente cinzento e opressor. Quando seu melhor amigo, Hector, é de repente levado embora, Standish percebe que cabe a ele, a seu avô e a um pequeno grupo de rebeldes enfrentar e derrotar a opressão permanente das forças da Terra Mãe. Com o pano de fundo de um regime implacável, disposto a tudo para vencer seus rivais na corrida para chegar à Lua. Este impressionante Lua de larvas é o novo livro da premiada autora Sally Gardner.
Resenha:
A história se passa por volta do ano de 1950 em uma Londres distopica que é dividida em sete setores, nela podemos ver que a sociedade se encontra em um mundo pôs guerra onde os vitorioso dominam um grande pedaço do mundo, vemos retratados um governo opressor que por qualquer diferença de interesse é capaz de matar. Neste contexto encontramos Standish um menino que vive no setor 7 ele vive sozinho com seu avô pois seus pais os deixaram.
Como o livro é em 1º vemos tudo pelo olhar de Standish, deste modo conseguimos ver como a sociedade em que ele está enxerido funciona através das experiências que ele já teve. Standish após muito tempo vivendo sozinho com seu avô conhece um garoto chamado Hector e eles se tornam grandes amigos, mas um dia enquanto eles brincavam com uma bola, eles acabaram deixando ela cair do outro lado do muro que delimita o setor 7, Hector claro resolve ir buscar a bola e quando ele volta Standish percebe que ele está estranho e que depois disso tudo começa a mudar.
Em toda a história somos apresentados a personagens que conseguem retratar como que é a vida naquela realidade, temos alguns personagens que apóiam o governo e chegam a achar que tem o direito de até mesmo matar para proteger as aparências e também vemos personagens que sentem na pele como uma sociedade autoritária pode ser.
A Terra Mãe como é chamada todo o território dominado por este governo é baseada em uma sociedade Hitlerista apesar de ser uma líder vemos que a autora teve forte influência de toda está época, até mesmo porque o livro se passa em uma época pôs guerra e podemos até dizer que o livro retrata uma sociedade que vive em um mundo onde o Eixo composto principalmente pela Alemanha e Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial.
O livro trouxe uma temática aparentemente nova, porém é claro que se assemelha a características de outros livros, mas ele cumpre muito bem o que promete apesar de não aprofundar exatamente no governo e como a sociedade funciona o livro traz um momento crucial desta sociedade que acaba determinando o que vai acontecer no futuro. O livro tem uma escrita extremamente simples o que deixa a leitura rápida e gostosa, a autora não deixa pontas soltas porém poderia ter se aprofundado mais na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário