terça-feira, 5 de maio de 2015

RESENHA: SNOW CRASH

Imagem, Aleph.
   Quando você começa a ler um livro que não tinha ouvido muitos comentários, acaba entendendo que ele não trará uma grande historia, contudo algumas vezes essa ideia é totalmente equivocada. Com o livro “Snow Crash” aconteceu exatamente isso, ao começar a ler esse livro, não tinha ideia de como ele ia mudar minha maneira de enxergar a tecnologia.

Sinopse Original: No mundo real, Hiro Protagonist é entregador de pizzas na CosaNostra, pizzaria controlada pela organização mafiosa do Tio Enzo. Mas, no Metaverso, ele é um príncipe samurai. Um novo vírus vem derrubando hackers por todo o mundo, e Hiro parte em uma jornada perigosa para encontrar e destruir o sombrio vilão virtual que ameaça não só a existência daquele universo virtual, mas da própria Realidade. Com um enredo eletrizante, repleto de ação e escárnio, a obra é fundamental para os fãs de ficção científica e da cultura cyberpunk.

Resenha: Ao começar a ler “Snow Crash” algo me intrigou logo no inicio do livro, como essa historia que se passa em dois mundos diferentes, o mundo real e o Metaverso, poderia fazer com que eu me apaixona-se pelo gênero Cyber Punk, Neal Stephenson conseguiu criar uma historia que através desses dois mundos gerar algo surpreendente. O livro mistura programação de computadores com mitologia e religião, pensando bem como isso poderia dar certo, bem Stephenson conseguiu essa proeza. 
   Hiro Protagonist é o protagonista do livro (irônico não?), ele é o personagem que nos guiará nesses dois mundos, no mundo real ele é uma pessoa comum, trabalho como entregador de pizza na CasaNostra, que é controlada pela organização mafiosa do Tio Enzo, porem no Metarverso ele é mais importante do que podemos imaginar. Um vírus assombra o Metaverso, ele vem prejudicando alguns Hackers por todo o mundo, sem perceber Hiro acaba entrando em uma caçada para destruir a pessoa que esta causando todo o caos.

Imagem, Aleph
   O livro nos leva em uma jornada surpreendente, pois não parte para o previsível, e consegue conquistar a curiosidade do leitor ao mostrar que o Metaverso e o vírus estão ligados a muitas coisas do mundo real. Apesar de ter mais de um ponto de vista, o livro esta sempre ligando os acontecimentos a Hiro, dessa forma ele cria toda a expectativa que te seguira até o final do livro.
   A ironia e a critica estão intrínsecos no livro, vemos que o autor não se preocupou apenas em contar uma historia, mas sim em mostrar para os leitores os pontos negativos de nossa sociedade, e como ela pode se tornar algo que devemos temer.
   A leitura é extremamente envolvente, fácil e rápida, a tradução do livro é fantástica, ainda conseguimos notar nuances “escondidas” em alguns momentos do texto, falando em tradução, o titulo por não ter sido traduzido acaba causando estranheza, mas após ler o livro percebemos que uma tradução acabaria tirando um pouco da forca do titulo.

   Alguns pontos do livro me pareceu um pouco infantil demais, contudo vemos que esse aspecto ajuda o leitor a entender porque o protagonista faz certas escolhas. O único ponto que pode incomodar algumas pessoas, e que me incomodou, foi o final, pois ele ficou um pouco corrido, e isso acabou tornando o final confuso. O livro é uma grande aposta para uma leitura surpreendente e agradável, espero ver mais livros que tragam tantas novidades para mim, como “Snow Crash” trouxe.

Nota do Livro:

Titulo: Snow Crash
Autor(a): Neil Stephenson
Paginas: 496
Editora: Aleph
Edição: 2
Ano: 2015

Escrito por Vitor Gustavo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário