terça-feira, 28 de outubro de 2014

Resenha: Violent Cases.

   

   Hoje farei uma resenha da HQ “Violent Caes”, porem como esta foi minha primeira HQ, não terei um parâmetro para realmente dizer se ela traz algo novo, diferente, ou surpreendente. Nesta resenha vou tentar ao máximo, expressar tudo o que pensei e senti ao ler a HQ.

Sinopse Oficial:  A verdade e a confiabilidade das memórias são o fio condutor de Violent Cases, a primeira e famosa colaboração do escritor Neil Gaiman com o artista Dave McKean. Pressagiando muito do estilo e dos temas que ambos viriam a tratar em criações futuras, a graphic novel mistura ficção e realidade de forma tão singular quanto combina texto e imagem, e traz em seu cerne o poder e a magia de contar histórias. O protagonista nos conta que, quando tinha quatro anos e meio, uma altercação com o pai levou-o a um osteopata para tratar o braço. Este médico dos ossos, de procedência incerta, aparência imprecisa e passado nebuloso, é o pivô das memórias do narrador que, mesmo sem muita segurança, entrelaça os mundos de violência na família, das festas infantis e dos famosos gângsteres do período da Lei Seca.


Resenha: A HQ parte de um premissa digamos simples, porem que é explorada de uma maneira diferente, nesta HQ iremos acompanhar um homem, que apesar de não revelar sua idade, podemos interpretar que ele tem por volta de 40 anos, em um momento em que ele tenta lembrar de momentos “estranhos” de sua infância. Ao decorrer de toda a historia entendemos que por ser lembranças de uma criança, as lembranças podem não ser totalmente reais ou condizente ao que realmente aconteceu, como por exemplo  no decorrer da HQ percebemos a incerteza do menino ao descrever as pessoas que o rodeavam.
   Como antes dito, a HQ segue as lembranças de um homem que esta a refletir sobre sua infância, ele escolhe um momento um pouco perturbado, e que esta acontecendo algumas mudanças em sua vida e das outras pessoas que o rodeiam, como família e conhecidos. Como a HQ tem apenas 64 paginas, nas quais cerca de 20 são dedicadas a textos dos autores e outras pessoas importantes da industria de entretenimento, não consigo relatar muito mais da HQ, sem que eu possa acabar dizendo algo que estrague sua experiência com a HQ.
   Como minha primeira HQ, sei que não posso realizar uma avaliação digamos mais apurada sobre a HQ, porem posso relatar como foi minha experiência com ela. Primeiro o traço da HQ me conquistou no momento que olhei para eles, são desenhos realmente lindos, e que transmitem muita emoção quando você os analisa, fiquei por vários momentos apenas observando cada detalhe das paginas.

   A historia que é contada na HQ em um primeiro momento me pareceu simples demais, porem ao ler ela você percebe que esta simplicidade abre portas para que você possa imaginar cada momento, como algo solto que possa ter sido diferente, real ou não, os fatos apresentados nos fazem refletir sobre nossa própria vida, e apesar de ao acabar a HQ sentir que faltava algo, depois de refletir por alguns momentos, percebi que este sentimento de “falta” era apenas a necessidade de saber realmente se o que nos é mostrado realmente ocorreu, contudo este sentimento faz parte da HQ, pois percebemos que ela não desejava deixar isso claro para os leitores. 

   Apos ler minha primeira HQ, fiquei fascinado pela experiência que ela me proporcionou, agora estou com o enorme desejo de mergulhar no mundo das HQs, e descobri novas historias e grandes obras, que ainda não tive a oportunidade de conhecer, simplesmente por não ter realmente tido a vontade de ler.

Nota da HQ:
Titulo: Violent Cases.
Autor (a): Neil Gaiman
Ilustrador: Dave McKean
Editora: Aleph
Edição: 1
Ano: 2014
Pag: 64

Nenhum comentário:

Postar um comentário