sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Resenha: Um Amor Para Recordar



   Nicholas Sparks mais uma vez vem com as suas histórias de amor, acompanhada, por hora, de alguma tragédia ou algum acontecimento/fato que pode mudar a vida dos principais personagens da história.
   Não considero esse livro um dos melhores dele. Algo não me chamou a atenção, não sei ao certo o que é. Deduzo que seja o fato de eu ter assistido ao filme antes de ler o livro, e isso atrapalhou a minha leitura, porque gosto de ler e sempre encontrar surpresas, e nesse caso eu já sabia o que tinha por vir e nada se intensificou como deveria. Por isso eu aconselho a ler primeiro o livro para depois assistir o filme. É algo particular. Os filmes geralmente são curtos, comparado ao tempo que se leva para ler um livro e se você desistir daquele em seu meio não será tão frustrante que deixar uma leitura de lado. Pelo menos para mim.
   Outra alternativa de eu não ter gostado tanto do livro, pode ser de, apenas, eu não ter me sentido atraída pela história como aconteceu em “Um Porto Seguro” do mesmo autor.



Sinopse Oficial:
   "Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958 e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares.
   Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma."


 Resenha
   A história é de Landon Carter e Jamie Sulivan. Dois jovens totalmente diferentes!
   Landon era um cara rico, que andava com “os populares” da escola, debochando das pessoas que achavam estranhas, ou as que, para eles, não eram “normais”. E uma delas era Jamie.
   Jamie, filha do Reverendo Sulivan, era uma garota doce, amável e prestativa. Sempre andava “para cima e para baixo” com sua bíblia. Sim, ela era muito religiosa, mas há um motivo em especial nisso. Sempre se dispunha a ajudar o próximo, independente quem ele seja. Fazia trabalho voluntário em um orfanato. E demonstrava não se importar com o que os outros comentavam sobre ela.
   Landon por sua vez quebrava as regras. Durante muitas noites ia ao cemitério com seus amigos para comer amendoim e “jogar papo fora”.  Como já disse, debochava das pessoas sem ao menos conhecê-las. Importava-se com aparências. E sempre que via o Reverendo Hegbert caçoava dele, junto de seus amigos..... Sim, ele era rebelde, mas isso não passava de uma fase.


   Hegbert nunca gostou da família Carter, por algo que aconteceu a um tempo atrás. E as atitudes imaturas de Landon fazia-o ter uma visão ainda pior dos Carter.... Mas voltando aos personagens principais.
   Landon e Jamie sempre estudaram na mesma escola e quase sempre na mesma sala e nunca foram tão próximos, até o dia do baile de honra aos ex-alunos. Landon decidiu convidar Jamie para o baile, pois não tinha mais escolhas, todas as “pessoas certas a se convidar” já tinham par. Então ou era convidar Jamie ou era passar a noite limpando vômitos e desmontando a festa.


   A partir desse dia eles começaram a manter contato e o que ajudou mais na aproximação deles foi a peça de natal da cidade. Ele aceitou um dos papeis principais, porque Jamie o convidou e, de certa forma, o convenceu a aceitá-la.  Desde então ele começou a reparar que ela não era exatamente a pessoa que ele imaginou que era. Ela era muito melhor que aquilo. E isso o fez nutrir um sentimento muito especial por ela.... Sim, ele se apaixonou.
   Depois de algumas semanas eles começam a namorar e mais algumas semanas se levaram para ele descobrir o grande segredo dela. Segredo, o qual abalou a relação deles, mas também reforçou o sentimento que um tinha pelo outro, dando-lhes força para suportar o que viria.


   A narração é admirável, não porque é narrada por Landon Carter, mas porque no decorrer do livro nota-se a evolução como ser humano, por parte dele, e consequentemente a maturidade que antes não tinha. Por causa desse amor ele muda totalmente. Por causa dela, hoje a relação dele com o pai é totalmente diferente. Esse amor foi capaz de mudar a vida dele.

NOTA DO LIVRO:
Título: Um amor para recordar

Autor (a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 184


Escrito por: Victória Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário